segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Papai, o que é preconceito?

Existiram momentos na vida em que fiquei totalmente sem palavras, a maior parte destas ocasiões ocorreram por culpa dos meus filhos. Deixem-me explicar melhor, é que em uma determinada idade, as crianças costumam perguntar sobre tudo, TUDO mesmo! E vocês bem sabem, não há resposta para tudo.

A difícil missão de explicar a
homossexualidade para crianças
Como foi dito no último post, George chegou para passar um final de semana com a gente, porém travestido como Georgette. Eu sabia que haveriam muitas perguntas quando meus filhos vissem George, então fiz todo o percurso até minha casa pensando em como iria explicar para eles que aquele homem era, na verdade, um homossexual.

Para vocês terem uma ideia melhor do que estou tentando dizer, aqui vão alguns exemplos de repostas que dei para os meus filhos em ocasiões embaraçosas:

_Papai, por quê existem pessoas deficientes?

_Hã.......

_Papai, por quê as pessoas odeiam os nordestinos?

_É.....

_Papai, por quê existe gente de cor diferente?

_Então....

_Papai, o que é física quântica?

_O quê???

No final das contas, percebi que minhas crianças tinham muitas dúvidas sobre o que era preconceito:
Mary Kate e seu
namoradinho da escola

_Bem meus filhos, às vezes as pessoas não aceitam muito bem que existam diferenças entre os seres humanos. Porém, ser diferente é muito legal, imaginem se todo mundo fosse igual? Não ia ter graça nenhuma.

_É verdade papai, tanto que meu namoradinho da escola tem cor de chocolate. - disse Mary Kate.

_Muito bem filhinha... peraí, namoradinho? Que história é essa?

_É papai, a gente sai de mão dada na rua e toma sorvete junto, já estamos namorando. Pelo menos foi o que a mamãe disse...

_Mas Mary Kate, você tem só seis anos, é muito novinha pra ter namorado.

_Mas papai, eu tenho 9 anos, já sou uma mocinha, tá? Além disso, a mamãe disse que deixa.

Acho melhor terminar esta história outro dia, que agora preciso ter uma conversa séria com a Kitsune. A Mary Kate saindo com namoradinho por aí, onde já se viu...?
__________________________________________________________________

Nota do autor:

O casalmuderrrno repudia qualquer tipo de preconceito, seja ele racial, étnico, religioso ou sexual. Sempre que possível, denunciamos usuários das redes sociais que divulgam argumentos racistas ou discriminatórios.

Entendemos que o preconceito nasce no seio do lar, pois uma família estruturada na compreensão das diferenças dificilmente criará crianças preconceituosas. Por isso, aconselhamos que todos os pais conversem com seus filhos sobre o assunto, que os façam entender que somos todos iguais e que a discriminação é um crime que pode causar muita dor e tristeza.

O tema é delicado e merece a atenção de familiares e pedagogos, somente assim, com a ajuda de todos, poderemos pensar em uma sociedade mais justa e igualitária.

@casalmuderrrno - Chester e Kitsune Chenson

3 comentários:

Somir disse...

MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS?

FASCISTAS!

Anônimo disse...

nosssaaa....causou no nota do autor....ta filosofico demais...por acaso vc comeu rapadura no almoço de novo??? bju kit

Anônimo disse...

nhaaaaaaaa...adorei a foto da MK e o namoradinhooo..ohhh cut cut....